Perfil Corporativo

A Companhia foi constituída em 23 de abril de 2014, tendo como objeto a administração, direta ou indireta, de participações societárias em empresas do setor de infraestrutura, tais como: logística, transporte de cargas, operação portuária de terminais de distribuição e demais atividades relacionadas.

O principal ativo operacional da Companhia é a Rumo S.A (“Rumo”), empresa constituída pela incorporação da Rumo Logística S.A. pela ALL – América Latina Logística S.A. em 31 de dezembro de 2016. 

Por meio da Rumo, a Companhia possui e opera uma grande base de ativos, incluindo uma rede ferroviária que consiste em quatro concessões com aproximadamente 12.000 quilômetros de linhas, 1.000 locomotivas e 25.000 vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenamento. Desse modo, a Companhia opera 12 principais terminais de transbordo, tanto diretamente quanto em regime de parceria, com capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 900 mil toneladas, onde podemos armazenar grãos, açúcar e outras commodities, o que, na visão da Companhia, permite oferecer um serviço logístico completo e eficiente aos clientes. Dentre tais ativos, destaca-se como mais importante o complexo logístico de Rondonópolis (MT), com capacidade de carregamento mensal de mais de 1 milhão de toneladas.

Além disso, a Rumo controla dois terminais em Santos e tem participação em quatro terminais portuários, três deles localizados no porto de Santos (SP) e um localizado no Estado do Paraná, com uma capacidade de armazenagem estática de aproximadamente 1,3 milhão de toneladas e uma capacidade total de levantamento de aproximadamente 29 milhões de toneladas por ano. Os terrenos que a Rumo arrendou no âmbito das suas concessões incluem áreas disponíveis para construção e desenvolvimento de armazéns e terminais logísticos no Brasil, o que possibilita uma expansão ainda maior das operações, bem como o aperfeiçoamento da logística da Companhia e outros serviços. 

A Companhia acredita que a base de ativos da Rumo a coloca em uma posição de destaque na prestação de serviços de transporte a clientes de diversos setores e, principalmente, de commodities agrícolas, o que tornou a Rumo um dos principais prestadores de serviços de logística do setor agrícola no Brasil. Isto se torna ainda mais relevante ao se considerar que este tipo de serviço é de suma importância ao desenvolvimento e crescimento do país, tendo em vista que o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo.

Adicionalmente a Companhia, por intermédio da Rumo, presta também serviços de logística de transporte intermodal, que corresponde à movimentação de carga em contêineres utilizando-se duas ou mais modalidades de transporte (geralmente trens e caminhões). Esse método de transporte reduz o custo de movimentação de carga, já que os contêineres são normalmente consolidados de caminhões em trens ou em navios capazes de transportar grandes cargas, o que gera eficiência em termos de uso de combustível

A Cosan Logística (“RLOG3”) está listada desde 2014 na B3 S.A. - Brasil, Bolsa e Balcão no mais alto nível de governança corporativa “Novo Mercado”.

Última atualização em
Voltar